Saúde, conexão e amor em Fedegosos

A casa de farinha é o local onde se transforma a mandioca em farinha, ingrediente usado na fabricação de vários alimentos. E na culinária nordestina, principalmente, esse ingrediente é bastante conhecido.

Mas, quem foi que disse que as casas de farinha também não são espaços de troca de afeto, de conexão e de conversa? Aliás, da boa conversa, diga-se de passagem?!

Na última segunda-feira, (27.05), a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF – AB) de Morro do Chapéu, esteve na casa de farinha, no povoado de Fedegosos, para uma roda de conversa, com as mulheres que trabalham na fábrica. No local, a equipe profissional também esteve integrada, com assistente social, nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta.

De acordo com Bartira Soares, assistente social e coordenadora do NASF – AB, “o núcleo acaba sendo um ponto de contato também entre a atenção básica e os demais pontos da rede de atenção do território”. Isso, porque, ainda de acordo com Bartira, o NASF – AB realiza “conexão com escolas, CRAS, CREAS, com a rede de saúde mental, etc.” o que permite maior aproximação da equipe com as pessoas; assim como maior participação social nas vivências, histórias e costumes da população morrense.

E foi justamente na fábrica de farinha, junto com as trabalhadeiras, durante a realização do trabalho delas, que um desses momentos de conexão e de interação social, aconteceu. Na oportunidade, diversos assuntos foram pautados, desde alimentação saudável, direitos sociais e até palavras motivacionais. No final, um momento de relaxamento, alongamentos e dicas posturais também aconteceu.

De modo geral, na casa de farinha as tarefas são divididas e, em Fedegosos, novos espaços foram integrados, com disposição, diálogo e mais resistência para melhor garantir o trabalho digno e o sustento dessas mulheres guerreiras.