Prefeitura promove Aniversário Cultural em comemoração aos 110 anos de Morro do Chapéu

Diversão, cultura e sentimento de pertencimento.  É dessa forma que a Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu pretende comemorar os 110 anos de emancipação político-administrativa do município.

O aniversário da cidade é quinta-feira, 08/08, porém, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECULT preparou uma semana repleta de atividades culturais para festejar essa data tão importante para Morro do Chapéu.

Dessa forma, que “rufem os tambores e que soem os clarins”, pois a seleção de futebol da Caixa D’água enfrenta, neste domingo, (4), o time de Ouricuri, pela Final do XXVII Campeonato da Araguaia 2019.  Logo cedo, às 8 horas, um café da manhã, bem reforçado, será servido na Casa da Arte, para os atletas que disputam a Final do Campeonato.

A disputa eletrizante, que faz parte da programação do Aniversário Cultural, é a primeira atividade da semana festiva, e promete muita agitação por parte das torcidas.  Isso, porque, depois do café da manhã, desportistas, torcedores e público em geral percorrerão as principais ruas do centro da cidade em direção ao campo da Araguaia, numa Caminhada Elétrica, com paredão.

Nos dias 06 e 07/08, na Casa da Arte, o público irá conhecer o projeto “O Lixo Nosso de Cada Dia”, da Secretaria Municipal de Educação. E, ainda, aproveitar as Memórias Literárias, Crônicas, Contos, Exposição de Arte com material reutilizável e apresentações musicais, com alunos das escolas municipais e EJA. Sempre a partir das 14 horas.

Já na quinta-feira, 08/08, às 6 horas, na alvorada, a Filarmônica Lira Morrense desfilará pelas principais ruas do centro, saindo do Santuário Nossa Senhora da Graça. Depois, às 8 horas, em frente ao histórico prédio da Prefeitura Municipal, acontecerá o hasteamento das bandeiras; neste período, o público poderá assistir a apresentação da Filarmônica Minerva, e apreciar a nova fachada da prefeitura.

As atividades culturais continuam na sexta-feira, 09/08, durante à tarde, quando acontece a Caminhada Axé, com participações do Grupo Raízes Baianas; Banda Percussiva e Banda Percussão da Escola Municipal Adalberto Pereira; Escolinha Campinense; Grupo Jacobina; Artes de Várzea Nova; Grupo de Zumba 100% Saúde; e os Mestres convidados: Dinho – Jacobina; Ney – Toca do Leão e professor Sombra – Várzea Nova.

Em seguida, na Casa da Arte e na Praça Augusto Públio:

• Grupo de dança Hip Funk – às 17 h;
  • Aulão/Apresentação do Grupo de Zumba – às 18 h;
  • Roda de Samba Chula e Samba de Roda com os Quilombos de Veredinha, Barra II e Lapinha, e o Grupo Raízes Baianas – às 18:30 h;
  • Rodão de Tradição – Homenagem ao Dia do Capoeirista – às 19 h.

No sábado, 10/08, moradores e visitantes poderão participar da abertura da III Feira de Animais, que acontece às 9 horas, no Parque de Exposição, bairro Alto da Chapada. Durante à tarde, o Grupo Hip Funk e Banda Percussiva do professor Gonçalo Anjo Guerreiro, se apresentam na Feira.

A programação do Aniversário Cultural de Morro do Chapéu termina no domingo, 11/08, com visitas e apreciação das barracas de Artesanato e Apresentações Musicais, também na Feira de Animais.