Prefeitura garante mais saúde na Comunidade de Veredinha

A saúde pública e de qualidade é um dos direitos básicos de todos os cidadãos. E em Morro do Chapéu, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, encabeçada pela secretária Karina Luíza, tem se comprometido diariamente para garantir e proporcionar um serviço de saúde pública, cada vez mais eficaz.

Nesse sentido, as atividades sociais, inclusivas e também às múltiplas parcerias fazem parte do plano de gestão, justamente, por perceber que a coletividade e o diálogo são os responsáveis pelo bom desenvolvimento de um bom trabalho. Dessa forma, seja na sede ou na zona rural do município, o objetivo é o mesmo: facilitar o acesso da população à saúde pública de qualidade.

Na última semana, por exemplo, as equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF – AB) e a Unidade de Saúde Familiar (USF) – Vale Ouro, em parceria com a assistente social Vera Cerqueira, responsável pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR); com o CRAS Volante e a Vigilância Sanitária, estiveram na Comunidade Quilombola de Veredinha, promovendo as seguintes atividades:

• Orientação com assistente social do CRAS, sobre benefícios;
  • Palestra sobre preservação ambiental;
  • Orientação psicológica e nutricional;
  • Realização de atividade educativa, com a educadora física;
  • Orientação com enfermeiro;
  • Consulta médica;
  • Preventivo, aferição de pressão e glicemia;
  • Testes rápidos de HIV, Hepatite B e C, e Sífilis;
  • Imunização/Vacinação e cuidados à saúde bucal com o OdontoMóvel.

Durante todo o dia, temas como saúde emocional e física, higiene pessoal e a importância da prática de exercício físico para prevenção e controle de doenças, foram abordados pelos profissionais.