O cenário epidemiológico de fevereiro da Covid-19 em Morro do Chapéu

Covid

04/03/2021

Foram realizadas 598 notificações, 598 testes e registrados 2 óbitos

O cenário epidemiológico de fevereiro da covid-19 no município de Morro do Chapéu mostra que foram realizadas 598 notificações, 598 testes e registrados 2 óbitos. 

Dos 234 rt– pcr realizados, 84 tiveram resultado detectável, 127 não detectável e 23 inconclusivos. Apesar do número total de casos confirmados ser menor que o mês anterior, foram realizados mais testes, tanto rápido quanto pcr. Isso devido ao trabalho de intensificação de busca de contatos, realização de testagem em massa e testagem para bloqueio epidemiológico em localidades de grande transmissão da doença Covid-19.

Quando analisamos a curva de casos positivos da Covid-19 por semana epidemiológica, vemos um pico de casos positivos na semana epidemiológica 05 (última semana do mês de fevereiro). Analisando a curva da Covid-19 por dia, no mês de janeiro, podemos observar um crescimento acentuado no número de casos positivos ao longo do mês; fazendo uma curva crescente, como mostra na figura a linha linear. Isso devido as ações de intensificação de testagem, mas também ao aumento do número de pessoas sintomáticas.

Na análise dos casos positivos no mês de fevereiro por lugar de residência, podemos constatar que o local de maiores concentrações de casos continua sendo o centro da cidade, todavia o segundo lugar com mais casos são as zonas rurais; o que chama atenção para uma tendência de interiorização da doença.

Sobre os óbitos, concluímos que a curva se mantém com intervalos de estabilidade ao longo do mês de fevereiro, ou seja, muitos dias sem apresentar óbitos pela doença. Inclusive, houve menos óbitos que o mês de janeiro, reduzindo o coeficiente de letalidade. Todavia, sabemos que o número de óbitos reflete a situação epidemiológica do mês anterior. Portanto, devido ao aumento no número de casos no mês de fevereiro, esperamos mais óbitos nos próximos dias. 
A análise da síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no município, mostra a gravidade do problema: tivemos 11 pacientes internados por dificuldade respiratória grave no mês de fevereiro; desses 01 veio a óbito por Covid-19.

 

#morrodochapeu #oamanhaeagora