Morro do Chapéu implanta Programa Prefeitura Até Você

16/09/2021

Iniciativa da Prefeitura Itinerante foi promessa de campanha da atual gestão

A gestão “O Amanhã é Agora” - 2021/2024 está dando início ao Programa Prefeitura Até Você. Trata-se de uma iniciativa inédita em Morro do Chapéu, que é a Prefeitura Itinerante. Em resumo, a administração municipal levará uma vez por mês, todos os meses, diversos serviços às comunidades e povoados do município.

O programa visa facilitar a vida de centenas de pessoas que tenham dificuldade de locomoção entre os pontos mais distantes da sede administrativa para acessar diversos serviços públicos e básicos, que são um direito de cada cidadão morrense.

Para isso, a prefeitura de Morro do Chapéu estará mobilizando todas as secretarias municipais para que levem serviços essenciais às pessoas que precisam contar com o apoio do governo municipal, mas que nem sempre têm condições de se deslocar para o centro da cidade. Serão prestados diversos serviços nas áreas de saúde, assistência social, educação, agricultura, esporte, lazer e meio ambiente.

Cada secretaria estará presente nos pontos mais distantes da sede administrativa, prestando os mais variados serviços, desde retirada e alterações de documentos pessoais, inscrições no Bolsa Família, atualização cadastral, Carteirinha do Idoso, Passe Livre intermunicipal e interestadual, atendimentos médicos, entre outros.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) prestará serviços como atendimentos médicos e odontológicos, vacinações de crianças e adultos bem como de cães e gatos, por exemplo. Já a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) levará às comunidades e povoados a Biblioteca Itinerante e orientações sobre atividades remotas e documentos escolares. A Secretaria Municipal de Agricultura e Reforma Agrária (Seagri), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, irá efetuar nesses locais o cadastramento para o Programa Garantia Safra, elaboração de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), benefícios previdenciários aos pequenos agricultores, além de palestras educativas em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semarh), e assim por diante.

Também serão mobilizados para o programa o SineBahia, que atuará na intermediação de mão de obra, informações sobre Seguro Desemprego e emissão de documentos pessoais, e o CrediBahia, que realizará visitas técnicas aos empreendedores e divulgação do Programa de Microcrédito.

O Programa Prefeitura Até Você é mais uma realização e cumprimento do plano de governo apresentado durante a campanha eleitoral de 2020. Neste mês de setembro já foram visitados, até o momento, povoados e comunidades como Ouricuri 1 e 2, Queimada, Poço Comprido, Espinheiro 1 e 2, Velame, Tontonho, Lagoa do Cazuza, Pau de Colher, Vereda e Malhada de Areia.

Essa prestação de serviços deverá tornar-se rotina todos os meses durante toda a gestão atual, levando comodidade, dignidade e humanização dos serviços públicos às comunidades e povoados mais afastados.

#oamanhaeagora

#morrodochapeu