Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco

Meio Ambiente

03/06/2024

Você sabia que Morro do Chapéu pertence à Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco?


Hoje, dia 3 de junho, no Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, celebramos e honramos a essência vital deste rio. Ele não é apenas um corpo de água, mas uma fonte de vida, riquezas e sustento para milhões.


É nosso dever coletivo protegê-lo para as presentes e futuras gerações. Através de cuidados e esforços conjuntos, podemos revitalizar suas águas e margens, preservando suas riquezas.


Afinal: "Toda riqueza precisa ser cuidada. O que tem valor deve ser preservado para que não se perca e possa continuar deixando o mundo à sua volta mais rico e vivo."


O Velho Chico é rico em tradições, em cultura, em energia que faz mover as pessoas e a economia. É rico em vida, em espécies, em belezas e em água que gera produção, trabalho e dignidade. Riquezas imensas e frágeis das quais é essencial cuidar.


Por isso é necessário revitalizar o Velho Chico. Manter e recuperar sua força, é manter e recuperar todo o universo que o cerca. É fazer girar todo um conjunto de sistemas e movimentos que dependem do rio. E não existe forma mais bela de amor do que preservar, proteger e priorizar as riquezas que são de todos, justamente para que elas beneficiem a vida de cada um.


Cuidar das riquezas não por si mesmo, mas por nós todos. Por muitos que estão perto e por tantos que nem conhecem a força desse Velho Chico.

"Revitalizar o rio, preservar riquezas. Isso muda o futuro para melhor."


Hoje, e todos os dias, comprometa-se a virar carranca na defesa do São Francisco, utilize a hashtag #VireCarranca e apoie esta causa. Este rio depende de todos nós para continuar sendo um símbolo de resistência e generosidade.


#morrodochapeu