O cenário epidemiológico da Covid-19 no município de Morro do Chapéu, mês de janeiro de 2021

Saúde

04/02/2021

Mostra que foram realizadas: 415 notificações, 413 testes realizados e 06 óbitos. Dos 85 rt– pcr realizados: 28 tiveram resultado detectável, 44 não detectável e 13 inconclusivos.

Nº CASOS CONFIRMADOS (218) - Nº DE ÓBITOS CONFIRMADOS (6) - COEF. MORTALIDADE (16,9) - COEF. LETALIDADE (2,75%)

Quando analisamos a curva de casos positivos da Covid-19 por semana epidemiológica, vemos um pico de casos positivos na semana epidemiológica 02, do mês de janeiro. Analisando a curva da Covid-19 por dia, no mês de janeiro, podemos observar uma queda no número de casos positivos ao longo do mês, fazendo uma curva decrescente, como mostra na figura a linha linear.

A análise dos casos positivos no mês de janeiro por lugar de residência, podemos constatar que o local de maiores concentrações de casos continua sendo o centro da cidade, seguido do bairro Pedra Grande. Sobre os óbitos, concluímos que a curva se mantém com intervalos de estabilidade ao longo do mês de janeiro, ou seja, muitos dias sem apresentar óbitos pela doença. Porém, o coeficiente de mortalidade pela Covid-19 teve um aumento expressivo em relação ao mês de dezembro. Os coeficientes de mortalidade e letalidade constituem ferramentas importantes para a avaliação do estado de saúde da população. O coeficiente de mortalidade é uma estimativa do risco da população morrer por uma determinada doença.

Dessa maneira, a análise das duas taxas para a Covid-19 no município expressam os riscos aos quais a população local está exposta. O coeficiente de letalidade é maior que do estado da Bahia, significando um alto risco de morte pela Covid-19 no município de Morro do Chapéu. 
Na análise da síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no município, mostra a gravidade do problema: tivemos 10 pacientes internados por dificuldade respiratória grave no mês de janeiro; desses, 05 (50%) vieram à óbito, sendo 04 por Covid-19.

Temos a vacina, mas não podemos diminuir os cuidados!