Morro do Chapéu implanta plataforma digital nas escolas

26/05/2021

Plataforma Bravo! promete mais qualidade no ensino remoto e inclusão digital

Morro do Chapéu está dando um importante passo na inclusão digital de seus alunos do Ensino Fundamental e Infantil. A prefeitura está implantando nas escolas da rede pública municipal a plataforma “Bravo!”. O sistema foi contratado pela atual gestão para dar suporte ao processo de aprendizagem no município por acesso remoto.

“Acredito que nesses tempos de pandemia e distanciamento social, com os alunos não possibilitados de estudar presencialmente, essa é uma ferramenta que vem agregar muito a esse processo de ensino à distância”, informa Lucas Brito, que será o principal responsável, ao lado de Felipe Guilherme, em capacitar os professores, e consequentemente os alunos, para lidar com a novidade.

“Nós faremos o treinamento em algumas escolas aqui na sede do município e no interior. Também fazemos ‘lives’ com os professores, já que não é possível estar em todos os lugares em função do tempo e logística”, explica Lucas. “Vale ressaltar que esse processo envolverá não apenas alunos e professores, mas também os pais e a comunidade em geral”, complementa.

Já há um exemplo concreto da eficácia desse sistema, conforme explica o professor licenciado de Matemática, Ricardo Alexandre, diretor da escola municipal de Ensino Fundamental Yêda Barradas Carneiro, na região central do município. “Hoje temos 100% dos professores acessando e postando atividades pela plataforma e, dos 53 alunos que realizam as atividades via Whatsapp, agora com a plataforma, num período de um mês, chegamos a 87 alunos realizando as atividades, um aumento no atendimento de 64% de alunos”. Ele comenta que apesar de parecer pouco, se comparado ao total de 256 alunos, para os professores que conhecem o contexto social dos seus discentes foi um ganho muito grande e acredita que essa realidade deve avançar ainda mais.

Atualmente, a escola que tem mostrado maior número de acessos nessa plataforma é a Eutimio Gabriel de Valois Coutinho, localizada no povoado de Fedegosos.

Inclusão digital

A prefeitura de Morro do Chapéu tem colocado internet em diversas escolas municipais e a meta é levar essa inclusão digital a todas elas. “Faltam pouquíssimas escolas e, quando 100% delas estiverem conectadas, isso irá facilitar em muito o processo de aprendizagem”, acrescenta Lucas Brito.

Algumas escolas do Ensino Fundamental 1 e 2 ainda estão no ano letivo de 2020, que se encerra no dia 26 de maio, em função do cronograma escolar da gestão anterior, por causa das restrições acerca da pandemia do novo coronavírus. Algumas escolas da Educação Infantil já começaram no início de 2021. Na gestão atual, da prefeita Juliana Araújo, o ano letivo se inicia, efetivamente num contexto geral, no dia 28 de maio. A ideia é que a maior parte das escolas municipais e alunos já tenham acesso à internet até lá.

O que é e como funciona

A plataforma Bravo! é uma ferramenta de gestão escolar online, um site onde cada professor e os alunos da rede municipal de ensino podem fazer um login com seu nome de usuário e senha particular. Nesse sistema são criadas turmas por escola e disciplina com todos os alunos e professores interagindo simultaneamente. Em resumo, é um sistema ao mesmo tempo simples, sofisticado e motivacional para ensino à distância.

A plataforma Bravo! (www.sistemagestaoescolar.com.br) colhe os dados dos alunos e professores através do Censo Escolar e pode ser acessado e utilizado em todos os dispositivos como PCs, smartphones e tablets, por exemplo. Ao acessar o site, o usuário (professor, aluno, gestor) escolherá o Estado (no caso, BA) e o município (Morro do Chapéu). Vale ressaltar que somente estão na lista os municípios que aderiram à plataforma. Em seguida, o usuário entrará com seu login (nome e senha) particular e selecionar o ano letivo. A partir daí é só começar a usar a ferramenta onde o professor encontrará dados como planos de aula, frequência, diário e fazer “lives” para se comunicar diretamente com os alunos em tempo real.

Os alunos também terão seus próprios códigos de acesso, mas apenas ao conteúdo das aulas, às “lives” com seus professores, seus boletins e outros documentos referentes aos seu desempenho e frequência nas aulas.