01/09/2023

Aconteceu nos dias 24 e 25 de agosto, na Casa da Arte, a comemoração pelos 25 anos do Parque Estadual de Morro do Chapéu e do Monumento Natural Cachoeira do Ferro Doido.

O evento contou com representantes da Universidade Federal do Recôncavo Baiano - UFRB, Universidade Federal da Bahia - UFBA, CETEP Chapada Diamantina II, Ministério Público da Bahia, Secretaria Estadual de Meio Ambiente - SEMA, INEMA, bem como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMARH.

Na programação foram discutidas importantes temáticas voltadas para a conservação ambiental, importância de áreas protegidas, preservação de pinturas rupestres, promoção da educação ambiental e as oportunidades de ensino profissionalizante.

No primeiro dia de evento, foram apresentados importantes dados sobre o monitoramento da mastofauna do parque estadual através do projeto @bichosdomorro e também divulgado o vencedor do Concurso de Desenhos em que estudantes da rede de ensino criaram para a atualização da logomarca do PEMC, ficando o primeiro lugar com o aluno Luíz Fernando Barros, aluno da rede municipal de ensino.

Ao longo do evento foram distribuídas mudas de espécies nativas, artesanato produzido por comunidades quilombolas e apresentação de trabalhos científicos.

O evento partiu do incentivo do Conselho Gestor das Unidades de Conservação, realização pelo INEMA, apoiado pela Prefeitura municipal de Morro do Chapéu, Rio Energy e demais empresas de energia éolica, para reforçar a importância da proteção e preservação desses locais de excepcional beleza natural, aliados ao compromisso de promover a conscientização e preservação ambiental.

#morrodochapeu #oamanhaeagora