O cenário epidemiológico da Covid-19

Covid

08/04/2021

Foram realizadas 1612 notificações, 1612 testes e registrados 02 óbitos. Dos 422 rt–pcr realizados, 145 tiveram resultado detectável, 267 não detectável e 10 inconclusivos

O cenário epidemiológico da Covid-19 no município de Morro do Chapéu mostra que foram realizadas 1612 notificações, 1612 testes e 02 óbitos. 

Dos 422 rt– pcr realizados, 145 tiveram resultado detectável, 267 não detectável e 10 inconclusivos. Houve um aumento exponencial do número total de casos confirmados em comparação aos meses anteriores. Também foi intensificada a realização de testes, tanto rápido quanto pcr. Isso devido ao trabalho intenso de busca de contatos, realização de testagem em massa e testagem para bloqueio epidemiológico em localidades de grande transmissão da doença Covid-19. Quando analisamos a curva de casos positivos da Covid-19 por semana epidemiológica, vemos um pico de casos positivos na semana epidemiológica: 10. 

Analisando a curva da Covid-19 por dia, no mês de março, podemos observar uma pequena tendência a queda no número de casos positivos ao longo do mês; fazendo uma curva decrescente, como mostra na figura a linha linear. Este cenário é o reflexo das ações de quarentena preventiva e incentivo do isolamento social. Além disso, ao fato do momento mais intenso da pandemia se dar anteriormente ao pico de casos da doença, onde as pessoas se encontram sintomáticas e transmitindo a doença.

A análise dos casos positivos no mês de março por lugar de residência, podemos constatar que o local de maiores concentrações de casos positivos por semana epidemiológica continua sendo o centro da cidade. Todavia chama atenção o crescente aumento de casos nas zonas rurais, dando continuidade a tendência de interiorização da doença. 

Sobre os óbitos, concluímos que a curva se mantém com intervalos de estabilidade ao longo do mês de março, ou seja, muitos dias sem apresentar óbitos pela doença. Inclusive, manteve a quantidade de óbitos do mês anterior, reduzindo ainda mais o coeficiente de letalidade. A redução do coeficiente ocorre devido ao aumento no número de casos, onde mesmo com um alto número de pacientes com a doença, poucos vieram à óbito. 

A análise da síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no município, mostra a gravidade do problema: tivemos 10 pacientes internados por dificuldade respiratória grave no mês de fevereiro, desses 02 vieram a óbito por Covid-19. Simultaneamente a este cenário epidemiológico, a vacinação contra Covid-19 acontece em todo o território de Morro do Chapéu conforme o recebimento dos lotes pelo estado da Bahia. 

Seguem dados da vacinação no município, onde só no mês de março o número de vacinados mais que triplicou em relação ao mês anterior: nº de vacinados (3509), vacinação idosos (53,6%), vacinação profissionais de saúde (73,8%). 

Concomitantemente aos casos de Covid-19, outras doenças se fazem presentes no cenário epidemiológico do município. Entre elas, as arboviroses (dengue, zika vírus, febre chikungunya), que possuem a sintomatologia semelhante ao Covid-19, onde o diagnóstico diferencial só é possível com a realização de testes. 

Ao longo de 2021 tivemos no município 06 casos confirmados de dengue, sendo 01 caso em janeiro e 05 casos em março. Esses dados mostram um crescimento de casos de dengue no último mês, expondo a necessidade de manter outros cuidados sanitários.