REISADO DE SEU MARCOLINO

Cultura

26/01/2021

Na cidade é um tradição de família vinda das comunidades quilombolas

Atualmente essa tradição carrega entre seus nomes Marcolino do Violão. Marcolino é uma referencia na cidade e nesta temporada foram seus filhos e netos que conduziram com o mesmo entusiasmo e dedicação de fé a manifestação que, além de religiosa, a comunidade morrense vê também como uma manifestação cultural e patrimônio imaterial da sociedade.

Foi gratificante ver que a tradição tende continuar com sua musicalidade, danças com base no samba, chula, a lapinha e tantos outros elementos típicos do reisado. A finalização acontece depois de andarem pelas ruas e casas que convidam todo o terno (a equipe) como um compromisso de fé e exercício de cultura. 

Depois de ter passado pelas ruas e casas de Morro do Chapéu, pela cidade de América Dourada e comunidade de São Rafael, o evento encerrou-se na casa do próprio Marcolino do Violão, como ele sempre fez. Geralmente a manifestação começa no fim do mês de dezembro, quando que se finaliza a véspera do natal, e vai até o dia seis de janeiro do ano seguinte que se inicia. 

Os reisados são tradições em que os participantes cantam para o presépio, o qual é chamado de "lapinha", vinda para o Brasil com os portugueses e outros europeus, que se estende por todo o natal. A manifestação religiosa tem como finalidade agradecer ao nascimento de Jesus Cristo. 

Aqui em Morro do Chapéu o último presépio a ser cantado o reis no dia 6 é o da casa de Marcolino.