Praça Porto Cristal é inaugurada com pirotecnia, show de luzes e música eletrônica

01/06/2022

O ufólogo Alonso Regis, construtor do disco voador, foi o grande homenageado da noite

Um dos maiores eventos da atual gestão de Morro do Chapéu aconteceu na última sexta-feira, dia 27/05. Foi finalmente inaugurada a tão esperada Praça Porto Cristal, até então conhecida como Praça do Disco Voador. A inauguração foi antecedida por uma intensa campanha viral, idealizada pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), com diversos vídeos e memes que mostravam ET’s caminhando pela cidade, nas redes sociais da prefeitura, e até mesmo entrando na própria prefeitura. Uma foto da prefeita Juliana Araujo recebendo um ET em seu gabinete, também viralizou.

A própria secretária de Comunicação, Isabele Neri, se surpreendeu com a repercussão da campanha. “Teve muita gente que acreditou mesmo que a cidade estava sendo visitada por extraterrestres. Foi uma loucura!”, comentou.

No dia da grande inauguração, a praça ficou totalmente lotada e contou ainda com expositores de artesanato e produtos típicos do município. Grande parte do público presente era formado por crianças que se maravilharam com o OVNI (Objeto Voador Não Identificado) e com as réplicas dos simpáticos ET’s, encomendados pela prefeitura exclusivamente para compor o cenário futurista da Praça Porto Cristal.

O evento também contou com as atrações musicais DJ Douglas HD, Carinha dos Fluxos e Nego Franco.

“Para mim é uma glória estar numa festa ufológica que talvez seja uma das primeiras do mundo, porque eu nunca vi uma festa ufológica igual a esta. Deixo meus agradecimentos a todos que estão aqui. Principalmente às pessoas que foram buscar esse disco voador lá na minha chácara, porque ninguém acreditava que poderiam tirar esse objeto de 40 toneladas de peso e trazer aqui para a cidade. Isso para mim foi quase um milagre”, disse emocionado o grande homenageado da noite, Alonso Valdi Regis, conceituado ufólogo que projetou e construiu o disco voador que foi doado para o município no ano passado. “Então agradeço nossa prefeita Juliana Araujo, o pai dela, nosso eterno deputado José Carlos Araujo, ao vice-prefeito Vitor Araújo e à mulher dele, a arquiteta Politana Vital, que planejou essa praça linda”, encerrou Seu Alonso.

Alonso Regis teve seu primeiro avistamento ainda aos 12 anos de idade, em 1962, no Ceará, sua terra natal, e desde então dedicou-se ao estudo da ufologia, ciência que estuda avistamentos de “discos voadores” (hoje chamados de OVNI’s) e vida extraterrestre. Em 1983 mudou-se para Morro do Chapéu para chefiar um escritório do Projeto Alvorada, que seria uma espécie de “estação interplanetária” denominada Porto Cristal. O projeto foi desativado em 1986, mas Alonso Regis continuou em Morro do Chapéu e construiu uma réplica do disco voador, inspirado em sua observação, no ano de 1991. O objeto pesa cerca de 40 toneladas e tem 6,8 metros de diâmetro.

“A Praça Porto Cristal, idealizada pelo Seu Alonso, esteve por muito tempo no imaginário de todos vocês. Manter viva a memória de uma cidade é a melhor forma de vivenciar a nossa cultura. Quero agradecer o Seu Alonso por nos ter doado o disco voador, e agradecer ao meu pai (o ex-deputado federal José Carlos Araujo), que está aqui conosco hoje, porque sem ele a transferência do disco não teria acontecido”, disse Juliana Araujo em seu discurso de inauguração da praça. Nas palavras da prefeita, a transferência da obra foi uma verdadeira “operação de guerra”.

“Transportar 40 toneladas de uma roça para a cidade, para quem trabalha com engenharia é coisa inexplicável. E foi possível aqui em Morro do Chapéu. Esse resgate da ufologia vai favorecer muito nosso turismo. A temática idealizada há 40 anos atrás por Seu Alonso vai valorizar muito nossa cultura. Esse projeto foi totalmente voltado para o tema da ufologia em nossa cidade”, explicou Politana Vital, arquiteta que projetou a Praça Porto Cristal.

Os cinco ET’s

Há cinco pequenas estátuas de ET’s na Praça Porto Cristal e cada um representa um aspecto da cidade.

O primeiro ET, que segura um coração, representa a receptividade e o acolhimento do povo morrense. Um outro ET, sentando em um dos bancos da praça, segura um livro e representa a cultura e a história de Morro do Chapéu. Um terceiro ET segura um clarinete para representar as orquestras filarmônicas e a música da cidade. O ET que fica em cima do disco voador segura um catavento para representar as energias renováveis da região, em especial a energia eólica gerada em Morro do Chapéu. Por fim, o quinto ET fica embaixo do disco voador, e usa um uniforme militar do início do século 20 e representa o maior símbolo do município que é o Coronel Dias Coelho, bem como a Vila do Ventura, um dos pilares da cultura e economia da cidade.

“A Praça Porto Cristal será um elo de incentivo para que nossas crianças se interessem por ufologia e estudem mais sobre nossos planetas e as nossas galáxias. Agora, esses nossos cinco novos amigos vão ajudar Morro do Chapéu a atrair mais turistas e incentivar o estudo da astronomia”, comemorou a prefeita.