Sedas e prefeitura realizam caminhada no Dia Nacional de Combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes

23/05/2022

Escolas, Polícia Militar, Bombeiros e autoridades participaram do ato no centro da cidade

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil. A data foi instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000.

Por isso, a prefeitura de Morro do Chapéu, juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedas), realizou no último dia 18/05 (quarta-feira) uma caminhada pelo centro da cidade que reuniu dezenas de alunos da rede pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, vereadores, servidores públicos, Samu, CREAS, CRAS, Conselho Tutelar e um trio elétrico com locução que explicava a importância da data e que dava orientações de como proceder em casos de abusos ou suspeita de abusos contra crianças e adolescentes.

O evento faz parte do Programa Faça Bonito, da Sedas, uma ampla campanha de conscientização para discutir ações e políticas públicas de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, criado em maio do ano passado.

“Estamos no dia D da campanha contra o abuso sexual infantil. É um dia em que todo o Brasil está mobilizado. Aqui nós conseguimos mobilizar o comércio, as escolas, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e também a Câmara de Vereadores. A equipe da Sedas esteve nas escolas falando com as crianças sobre esse problema, sobre a questão dos toques nelas que não agradam, e elas entenderam. Foi uma grande campanha”, comentou Najara Sena Xavier, secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social.

Flávia Oliveira, secretária municipal de Educação, ressaltou a importância do trabalho em rede, destacando hoje a parceria entre Seduc (Secretaria Municipal de Educação) e Sedas, pois oferecem os serviços públicos que funcionam como porta de entrada para a escuta e o atendimento de pessoas em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados. “Saliento também que além do trabalho da escola, precisamos levar para a população a mensagem do não julgamento e que identifiquem quaisquer elementos e situações de risco que possam haver”, pontuou.

O Corpo de Bombeiros participou na fiscalização de toda a infraestrutura para a segurança do evento e também estará atuando em casos de denúncias de abusos sexuais contra crianças e adolescentes, assim como a Polícia Militar. “Estamos apoiando essa causa contra o abuso sexual da criança e do adolescente, que é uma causa muito importante. Nós, do Corpo de Bombeiros, estamos dando suporte em primeiros socorros, atendimento hospitalar, fizemos vistoria no trio elétrico (carro de som), prevenção de acidentes, incêndio e na fiação da cidade”, declarou Jordana Góes, do Corpo de Bombeiros.

“Essa campanha é muito importante, porque nossas crianças são vulneráveis a esse tipo de assédio, esse tipo de violência. Sempre procuramos orientar os nossos alunos para que não se deixem ser tocados por pessoas estranhas, ou mesmo primos, tios, padrastos, em suas partes íntimas. Para nós, adultos, pode ser sinônimo de carinho, mas para uma criança pode se tornar um vício. Então todo cuidado é pouco. Nós, professores, procuramos sempre orientar que os alunos não permitam esse tipo de toque”, explicou Dulcilene Brito dos Santos, orientadora educacional da escola Edila Costa Ribeiro.

Em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Denúncias de abusos sexuais contra crianças e adolescentes podem ser feitas pelo Disk Direitos Humanos. Basta discar 100. A ligação é gratuita e anônima.

#morrodochapeu #oamanhaeagora