Morro do Chapéu sempre esteve no Guia Chapada Diamantina

Foi lançada a 8ª edição 2020 – 2022 do Guia Turístico Chapada Diamantina e, mais uma vez, Morro do Chapéu ganha merecido espaço, como um dos principais municípios turísticos da região.

O roteiro turístico que é impresso pode ser adquirido através do site do Guia Chapada Diamantina. Nele, contém informações exclusivas com mapas, gráficos e belas fotos. Bilíngue, bem ilustrado e com um preço acessível, todo o conteúdo do livro, além de contribuir com informações coerentes para os turistas da Chapada Diamantina, valoriza o trabalho de vários profissionais da região.

Como é o caso do fotógrafo Gil Almeida, de Morro do Chapéu, que tem uma de suas fotografias expostas no livro. “Eu sempre divulguei a nossa cidade em site, redes sociais, rádio, nesses outros espaços, agora, pra mim é uma honra ter, pela primeira vez, foto minha na página 200 do Guia Chapada Diamantina. Isso se torna uma parceria bem mais forte”, relata Almeida. Atualmente, Gil ocupa o cargo de Assessor Técnico da secretaria municipal de Cultura e Turismo de Morro do Chapéu, no qual tem a possibilidade de realizar um trabalho integrado com diversos profissionais da região para a divulgação do turismo local.

A foto de Gil que aparece no Guia é uma linda imagem da frente do Casarão da Vila Ventura, em Morro do Chapéu. Roberto Furtado, também fotógrafo local, que tem contribuído muito para a boa divulgação da região, principalmente com registros de pontos turísticos morrenses, assim como Gil, teve a oportunidade de mostrar o seu trabalho no Guia Chapada Diamantina. Uma das fotos de Furtado, da frente da boca da Gruta dos Brejões integra a ilustração da capa do livro, e pode ser vista também na página 202.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Normélia Borges, afirma que o Guia turístico coloca Morro do Chapéu em destaque, porque é uma cidade que tem potencial. “É preciso criar oportunidades de negócios para atrair maior número de visitantes, movimentando a economia, gerando receita e trabalho”, explica Normélia, que revela, ainda, que o Conselho Municipal de Turismo deverá ser reativado em breve para garantir, dentre outras coisas, um futuro promissor no planejamento para o desenvolvimento do setor na região.

Morro do Chapéu ocupa três páginas no informativo, com imagens e descrições sobre a Cachoeira do Ferro Doido, Vila do Ventura, Buraco do Possidônio e Gruta dos Brejões; além de uma importante e breve história sobre o primeiro coronel negro da Bahia: Francisco Dias Coelho, que governou o município de Morro do Chapéu, de 1909 a 1917, de um modo bem peculiar e progressista para a época.

Fotos: Mateus Kaled/Agecom