Morro do Chapéu é uma Cidade Empreendedora

          O município de Morro do Chapéu participa, desde o início de 2019, do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/BA. Esse Programa tem como objetivo o desenvolvimento de um ambiente institucional municipal mais favorável aos pequenos negócios.

          É através do Cidade Empreendedora, que a Rede de Atores de Desenvolvimento da região de Irecê foi montada, o que engloba vários municípios circunvizinhos. Todas essas cidades, incluindo Morro do Chapéu, são estimuladas pelo Sebrae, que tem o intuito de fazer desses municípios baianos importante referência para a transformação econômica e social dos pequenos negócios locais.

          De acordo com Fernanda Gonçalves, Agente de Desenvolvimento de Morro do Chapéu, o município só foi possível fazer parte dessa rede de conexão, porque “a cidade avança para deixar as políticas públicas em dias”, explica. “Na verdade, é uma exigência do próprio Programa, que ajuda o município. O Sebrae busca por cidades que cumprem suas obrigações e analisa todas as esferas do governo municipal”, afirma Fernanda.

          A partir da participação dos municípios na Rede de Atores de Desenvolvimento, muitos projetos para a melhoria do ambiente de negócios e para a transformação dos territórios em bons lugares para empreender são pautados, discutidos e colocados em prática.

          Fernanda, revela, ainda, que a Rede de Atores acabou de criar um projeto para fomentar a Agricultura Orgânica dos municípios, no qual a cidade de Morro do Chapéu está inserida. “Esse projeto já foi encaminhado ao Sebrae, tem como objetivo fortalecer a agricultura orgânica e quando a gente conseguir implementá-lo, faremos, por exemplo, capacitação de técnicos agrícolas e daremos suporte para o crescimento da feira orgânica da nossa cidade”, finaliza.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *