Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial deve ser criado em Morro do Chapéu

A Prefeitura de Morro do Chapéu, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Assistência Social, realizou, na manhã de hoje (05.03), reunião ampliada que discutiu sobre a criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – Compir.

Realizada na sede do CRAS – Centro, com o objetivo principal de discutir o texto, sanar dúvidas e definir a minuta do Projeto de Lei que cria a política pública, a reunião contou com as participações de representantes da sociedade civil, representantes de comunidades quilombolas, povos de terreiro, povos indígenas e membros de associações; além da presença de Ândrea Valois, secretária municipal de Assistência Social.

Ândrea iniciou a reunião e falou sobre a importância da criação do Compir, que, para ela é “algo histórico na política de Morro do Chapéu”. “Nós estamos aqui para ouvir, dialogar e criarmos o Conselho. Espero que a gente possa sair daqui com um documento que, de fato, contemple as necessidades de quem mais precisa”, afirmou a secretária.

“O conhecimento tem chegado às comunidades e a gente sabe da importância desse conhecimento”, disse o coordenador do Conselho Quilombola do município de Bonito, João Batista, se referindo sobre a importância dos povos tradicionais em defenderem os seus direitos. “Para lutar, defender os nossos direitos e correr atrás das poucas políticas públicas é preciso ter união e boa articulação”, afirmou Batista, que trocou experiências acerca das atividades realizadas na cidade vizinha.

A próxima reunião que pretende dar continuidade às discussões para a criação do Compir está agendada para quinta-feira, dia 19 de março de 2020.

Fotos: Matheus Kaled/Agecom