JUNHO A JULHO 2017

O Geopark Morro Chapéu é um tema recorrente no município, mas que até o momento, apresentava-se como um sonho. No entanto, desde de junho de 2017 as ações da Prefeitura junto ao Governo do Estado se propõem, de fato, a viabilizar tão importante projeto para a cidade.

Ainda em Junho deste ano, a equipe da Prefeitura articulou um produtivo encontro entre o vice Governador e Secretário de Planejamento da Bahia, Sr. João Leão e sua equipe, junto a representantes produtores do Município de Morro do Chapéu, membros do Araripe Geopark Mundial UNESCO e simpatizantes da proposta.

Com a liderança do Prefeito Leonardo Dourado foram feitas explanações do riquíssimo inventário Geológico do Morro do Chapéu pelo Geólogo Antônio Dourado (CPRM) e explicitações do Programa UNESCO, das ações e impactos na região feita pelo Prof. Eduardo Guimarães (Araripe Geopark Mundial UNESCO) corroboradas pelo Jornalista José Raimundo (Rede Globo) que conhece profundamente o Araripe e o potencial de Morro do Chapéu.

Após esta reunião para desdobramentos junto a SEPLAN e diversas instituições de apoio, a Prefeitura vem a passos firmes construindo uma proposta de viabilidade a fim de dar prosseguimento de fato a temática tão discutida e aguardada pelos morrenses.

AGOSTO 2017

Morro do Chapéu segue no caminho para conquistar seu Geopark

Após visita de colaboração técnica da equipe do Araripe Geopark Mundial UNESCO, o Professor Eduardo Guimarães (Coordenador do setor de Desenvolvimento Territorial e Geoturismo do Araripe) e o Geógrafo Rafael Soares (Coordenador do setor de Geoconservação do Araripe) iniciaram um estudo preliminar de viabilidade dos principais pontos do futuro Geopark por solicitação da SEPLAN/BA. Foi elaborado um relatório com cronograma de etapas estabelecido e apresentado à Comissão oficial da Prefeitura legalmente constituída no início do mês de agosto.

Juntamente com o Prefeito Leonardo Dourado e seu Secretariado, a Equipe do Geopark Araripe, após o desenvolvimento do relatório preliminar, expuseram as prerrogativas do programa UNESCO e dos requisitos e procedimentos a serem superados para instalação de um Geopark Mundial, que após aprovação da Comissão e do Prefeito foram apresentadas ao Sr. Romeu Temporal (Economista e Assessor Internacional), representante da SEPLAN (Secretaria de Planejamento da Bahia).

Na reunião foi comunicado formalmente a constituição da Comissão Geopark Morro do Chapéu que representará a Prefeitura em todos atos da implementação do Geopark e explanado o Relatório/Cronograma oficial, fruto do intenso estudo de campo para viabilidade.

Participaram da reunião no dia 21 de agosto o Secretário de Cultura e Turismo Eduardo Felix (líder da Comissão), o Professor Eduardo Guimarães (Geopark Araripe), o Geógrafo Rafael Soares (Geopark Araripe), o Sr. Diego Martins (LETTER/ELITE) e o Sr. Romeu Temporal (SEPLAN/BA). Além da entrega do relatório discutiu-se uma agenda positiva para instalação da sede administrativa do Geopark e os convênios nacionais e internacionais que devem acontecer até o fim de outubro deste ano segundo o cronograma apresentado.

Novembro 2016

Junho 2017